Buscar
  • Aletha Braga

Natação Infantil - Porque colocar seu filho?


Hoje o mundo oferece uma diversidade de atividades para entreter as crianças, o maior problema é que a maioria destas atividades deixam as crianças estáticas durante horas, seja em frente à televisão, videogames ou celular. A energia fica contida e as vezes parece impossível controlar tanta energia. A saída é colocar os pequenos para se movimentar, seja em aulas de Futebol, Ballet, Judô e claro a NATAÇÃO INFANTIL. Mas, dentre tantas escolhas de aulas, porque colocar o seu filho na natação?

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO INFANTIL


A natação é uma das atividades física que movimentam todo o corpo, por isso é considerada uma das atividades mais completas. Além de não trazer impacto às articulações. Para as crianças a natação pode ser aplicada a partir do 6º mês de idade e pode continuar a praticar a vida inteira.

A NATAÇÃO INFANTIL DIMINUI O RISCO DE AFOGAMENTOS EM PISCINA E PRAIAS


É muito gostoso viajar nas férias, levar os pequenos para conhecer o mar ou ir passear em um clube com uma boa piscina. Mas, isso pode acarretar risco para crianças que ainda não sabem nadar. Um minuto de desatenção pode acarretar em um grave acidente, como ser puxada por uma correnteza ou cair em uma piscina funda. As aulas de natação vão ajudar as crianças a sobreviver mais tempo em caso destes tipos de acidentes. Isso, é claro, não diminui a importância de ficar sempre atendo aos pequenos. No Brasil, os afogamentos são a segunda maior causa de morte entre crianças de 0 a 14 anos, para evitar que estes números aumente a natação é altamente indicada e muitas escolas já possuem a modalidade em sua grade de aulas. É importante que as crianças aprendam a nadar com instrutores qualificado. E se os pais ou responsáveis também não souberem nadar, devem aprender, assim podem socorrer as crianças em caso de acidentes. E principalmente aproveitar um dia divertido em sua companhia na água. (Onde fazer Natação? Saiba Mais)


CRIANÇAS QUE FAZEM NATAÇÃO SÃO MAIS PROPENSAS A TORNAREM-SE ADULTOS SAUDÁVEIS

Como dito anteriormente, as crianças desta geração muitas vezes passam horas sentadas diante da televisão o que contribui para o sedentarismo e consequentemente a obesidade infantil. Atualmente hoje quase 20% das crianças brasileiras estão acima do peso, 1 a cada 3 crianças já possuem problema de saúde como diabetes e colesterol alto.

A natação por si só auxilia na diminuição do colesterol e já possuem estudos comprovados em sua eficácia no controle da diabete. Isso funciona tanto para adultos quanto crianças. Não é necessário esperar a criança chegar no sobrepeso para colocá-la em uma atividade física. Crianças que possuem contato com atividade física desde pequena e com uma alimentação balanceada leva isso para a vida adulta. Tornando-se adultos mais saudáveis e ativos. Consequentemente, vivem mais.

É bom ressaltar que a natação infantil melhora o sistema imunológico, o que diminui a incidência de doenças, principalmente as respiratórias. Durante o inverno o ar fica mais seco e o próprio frio dificulta a respiração e os problemas de asma e bronquite se agravam e as crises são mais frequentes.⠀

A natação em dias frios é altamente indicada. Porque auxilia na vasodilatação dos canais respiratórios o que melhora a respiração. O único cuidado importante nessa época do ano é evitar o choque térmico. Procurar piscinas cobertas e evitar entrar em contato com ar condicionado após a natação. É imprescindível agasalhar-se para sair da piscina, retirar a roupa molhada, colocar roupa aquecida antes de voltar para casa. (Quer um lugar para fazer natação infantil? Saiba Mais)

A NATAÇÃO INFANTIL MELHORA O DESENVOLVIMENTO MOTOR, COGNITIVO E SOCIAL


Como a natação movimenta todos os músculos do corpo as crianças que começam a nadar desde cedo exercitam músculos que normalmente são ignorados. A natação pode ajudar elas a se equilibrarem, engatinharem e até andarem mais cedo que outras crianças que ainda não praticam. Além de desenvolver habilidades psicomotoras, auxiliam na percepção tátil, noção espacial, temporal e de ritmo. Um outro ponto importante (um dos mais importantes em minha opinião) é o fator social que a natação infantil trás, especialmente para crianças que ainda não começaram a escolinha. Como as aulas de natação são realizadas em grupos, esse contato com outras crianças de faixa etárias próximas faz com que a criança desenvolva uma comunicação mais apuradas, além de ouvir os professores e seguir as instruções o que certamente irá facilitar sua vida escolar.Além de tudo isso a natação melhora a qualidade do sono dos pequenos, aumenta o apetite, melhora a autoconfiança deles, estimula a criatividade.

CONCLUSÃO


É importante ressaltar que a Natação Infantil é diferente da natação adulto, os pequenos precisam ficar motivados afazerem a aula e para isso elas devem ser divertidas, mas sem perder o foco no conteúdo, apesar de assemelhar-se a apenas brincadeiras na água, as aulas possuem um objetivo e estes objetivos são aplicados através de exercícios lúdicos.O que acha de colocar seu pequeno para nadar?


A AcquaGym Academia possui aulas para bebês a parti do 6º mês na Unidade Casa Verde e também na Unidade Água Fria clique AQUI para saber mais.

Leia Também



#Natação #NataçãoInfantil #NataçãoBebê #NataçãoAdulto #CasaVerde #ÁguaFria #Academia #Piscina #Fitness #SaibaMais #EscoladeNatação #AcademiadeNatação #AprendendoaNadar #ContinueaNadar #PorqueFazerNatação #CondicionamentoFísico #Criança #Kids #Infantil #Bebê #Baby #AprendoaNadar

63 visualizações

CONTATO

UNIDADE I - Rua Altinópolis, 110 - Água Fria
Tel.: (11) 2977-2757
UNIDADE II - Avenida Casa Verde, 1946 Casa Verde
Tel.: (11) 2638-8515
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle